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Governo Português Aprova o Programa Acelerar a Economia

 

 

O Conselho de Ministros aprovou o programa Acelerar a Economia – Crescimento, Competitividade, Internacionalização, Inovação e Sustentabilidade, que contempla 60 medidas fiscais e económicas destinadas a responder aos desafios para acelerar o crescimento da economia.

 

Das 60 medidas, destacam-se as 25 mais significativas, distribuídas por 5 vetores – escala, consolidação e capitalização; financiamento; empreendedorismo, inovação e talento; sustentabilidade; e clusterização.

 

No que ao turismo diz respeito, destacam-se as seguintes ações:

 

– Marca Portugal 

Será desenvolvido um plano de ação para afirmar a “Marca Portugal” no contexto global, valorizando os seus produtos e serviços em cadeias globais. Este plano abrangerá áreas como o conhecimento, inovação, segurança, criatividade, qualidade e sustentabilidade.

 

– Reforço das linhas de apoio ao Turismo 

 Linha + Interior Turismo: Reforçada com uma linha de crédito de 10 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento turístico sustentável nos territórios do interior, valorizando os seus recursos e promovendo a atratividade turística e a dinamização socioeconómica.

Linha Turismo + Sustentável: Reforçada com uma dotação de 50 milhões de euros, esta linha visa incentivar as empresas do setor turístico a adotar uma agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), avaliando os impactos das suas atividades no ambiente e nas comunidades.

 

– Turismo + Próximo e Fomento do Comércio de Proximidade 

Será lançado o programa Turismo + Próximo e de Fomento do Comércio de Proximidade, que apoia projetos turísticos com impacto positivo nas comunidades locais, promovendo a inclusão e coesão social. Com uma dotação de 10 milhões de euros, inclui apoio ao desenvolvimento de campanhas de promoção do comércio local.

 

– Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 

Reforço e alargamento da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta em mais de 300 milhões de euros, em parceria com o sistema bancário, para apoiar as empresas do setor turístico em investimentos de médio e longo prazo.

 

– Obrigações Turismo 2024 

Serão lançadas as Obrigações Turismo 2024, emitidas no valor de 128 milhões de euros, para diversificar as fontes de financiamento das empresas turísticas, principalmente PME e MidCaps, através do mercado de capitais.

 

– Estratégia Turismo 2035 

Será lançada a Estratégia Turismo 2035, que sucederá à Estratégia Turismo 2027, com o objetivo de enfrentar novos desafios como a escassez de recursos humanos, as tecnologias disruptivas e a importância da sustentabilidade.

 

– Reforço da digitalização do setor do turismo 

A digitalização do setor do turismo será reforçada – com base em novas tecnologias e aceleradores de inovação – através de programas como “Territórios e Mobilidade Inteligente em Turismo” e “Turismo + Digital”, cada um com uma linha de crédito de 10 milhões de euros.

 

– Campanha Internacional de Turismo 

Será lançada uma Campanha Internacional de Turismo com uma dotação de seis milhões de euros, para aumentar a notoriedade de Portugal como destino turístico em mercados internacionais, com o objetivo de converter potenciais turistas em visitantes.

 

– Revisão e reforço do Portugal Events 

O programa Portugal Events será revisto e reforçado, com a dotação global a aumentar de cinco para oito milhões de euros em 2024, e a extensão do prazo de vigência até 2026. O envolvimento das entidades regionais de turismo no processo decisório será aumentado.

 

– Programa de Internacionalização de Empresas e Marcas Nacionais 

O Programa de Internacionalização de Empresas e Marcas Nacionais tem como objetivo promover e estimular a internacionalização do turismo português, com uma dotação de cinco milhões de euros, para ajudar as empresas a penetrar e crescer globalmente.

 

– Alargamento das Equipas do Turismo de Portugal nos Mercados Externos 

Será efetuado um alargamento da Rede de Equipas do Turismo de Portugal nos mercados externos, expandindo-se a presença internacional de Portugal em mercados de elevado potencial, como a Coreia do Sul, México, Austrália e Estados Unidos (São Francisco).

 

– Reestruturação das Entidades Regionais de Turismo 

Será realizada uma reestruturação das Entidades Regionais de Turismo, tornando-as mais próximas dos territórios e das populações. Serão alteradas as legislações para aumentar a eficácia e autonomia administrativa das entidades regionais, simplificando procedimentos e ampliando a participação de entidades científicas e tecnológicas.

 

– Programa REVIVE Património 

O Programa REVIVE Património será formalizado, com o objetivo de recuperar e dinamizar patrimónios públicos de interesse cultural, histórico ou arquitetónico para fins turísticos, estabelecendo bases jurídicas e procedimentos de gestão.

 

– Plano de Sustentabilidade, Economia Circular e Agenda Climática para o Turismo (2024-2030) 

Será lançado um Plano de Sustentabilidade, Economia Circular e Agenda Climática para o Turismo, para o período 2024-2030, reforçando a competitividade de Portugal como destino turístico sustentável, com foco na economia circular e sustentabilidade ambiental. Além disso, será criada uma Rede Nacional de Observatórios Regionais de Turismo Sustentável.

 

– Reestruturação e expansão do modelo de formação em Turismo 

Haverá uma reestruturação e expansão do modelo de formação em Turismo, com a implementação de medidas estratégicas para reforçar a formação e valorização das profissões turísticas. Será consolidada a Rede Nacional de Formação em Turismo, reposicionando as Escolas de Hotelaria e Turismo, com foco na internacionalização e excelência.

 

– Integração e Formação de Migrantes e Refugiados no setor do turismo

Será implementado o Programa de Integração e Formação de Migrantes e Refugiados no setor do turismo, que visa melhorar a integração destes em Portugal, através de formação e integração no setor, com uma dotação de 2,5 milhões de euros.

 

– Academia Internacional do Turismo 

Será criada a Academia Internacional do Turismo, com o objetivo de desenvolver um campus de formação em turismo de nível internacional, posicionando Portugal como líder em formação e melhores práticas no setor, através de parcerias estratégicas.

 

– Parcerias Estratégicas para as Escolas de Hotelaria e Turismo no Contexto da CPLP 

Será lançado o Programa de Parcerias Estratégicas para as Escolas de Hotelaria e Turismo no contexto da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), estabelecendo parcerias estratégicas para a qualificação e integração de jovens nos países da CPLP, assegurando um alcance internacional da marca das escolas de hotelaria e turismo de Portugal.

 

Fonte: TP