Facebook Youtube

EMAIL: COMERCIAL@PRAG-GROUP.PT      TELEFONE: +351 220 935 835
Chamada para a rede fixa nacional

Economia Portuguesa Cresce 1,9% no Verão de 2024 com Impulso do Consumo Privado

 

A economia portuguesa continua a crescer mês após mês, tendo mesmo acelerado no verão de 2024.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,9% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2023, registando uma aceleração face ao trimestre anterior.

Este crescimento deve-se, em grande medida, ao consumo privado.

“O Produto Interno Bruto (PIB), em volume, registou uma variação homóloga de 1,9% no terceiro trimestre de 2024, taxa superior em 0,3 pontos percentuais à verificada no trimestre precedente (1,6%)”, refere o INE no boletim publicado esta sexta-feira, dia 29 de novembro.

Os números definitivos agora divulgados confirmam a estimativa rápida publicada em 30 de outubro pelo instituto estatístico.

Foi a procura interna que contribuiu positivamente para o crescimento da economia portuguesa no verão, uma vez que passou de 2,5 pontos percentuais (p.p.) no segundo trimestre para 2,6 p.p.

Verificou-se, de facto, uma aceleração do consumo privado, embora se tenha observado uma redução do investimento.

Por outro lado, “o contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB manteve-se negativo (passando de -0,9 p.p. para -0,8 p.p.), verificando-se uma aceleração das importações e das exportações de bens e serviços”, salienta o instituto.

Em relação ao segundo trimestre deste ano, o PIB português aumentou 0,2% em volume, mantendo a mesma taxa de variação do trimestre anterior.

“O contributo da procura externa líquida para a taxa de variação em cadeia do PIB foi mais negativo (passando de -0,7 p.p. para -1,1 p.p.), enquanto o contributo positivo da procura interna aumentou para 1,2 p.p., com uma aceleração do consumo privado e do investimento”, conclui o INE.

 

idealistanews